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Transporte de Produtos Manipulados Entrega a Domicilio

 

1-) Objetivo:

Definir as normas a serem aplicadas para a leitura e execução do POP Transporte de Produtos Manipulados Entrega a domicilio

2-) Responsabilidades:

Farmacêutico Responsável.

3-)Departamentos Envolvidos:

Farmacêutico Responsável.

Empresa encarregada da entrega.

Encarregado pelo Departamento.

4-) Material Necessário:

Embalagens lacradas com o medicamento.

Isopor.

Ficha com dados do cliente, endereço, etc.

5-) Procedimento:

As Farmácias de Manipulação atualmente estão prestando o serviço de entrega domiciliar ao cliente (serviços terceirizado ou próprio), para trazer comodidades ao cliente.

Mediante a esta posição adotada precisamos tomar alguns cuidados necessários com relação à entrega:

TRANSPORTE DE PRODUTOS MANIPULADOS AOS CIENTES:

A empresa contratada deverá designar um funcionário (e um substituto que será constantemente encarregado pelas entregas).

O Funcionário deverá receber um treinamento do Farmacêutico Responsável sobre Medicamento e sua importância ao cliente, o tempo que deverá ser entregue, a entrega pessoal ao cliente (sempre com cordialidade e bons modos), seguir instruções do POP Atendimento ao Cliente.

No decorrer do treinamento o funcionário deverá ter instruções sobre o tempo de exposição do medicamento ao sol, chuva, umidade, entre outros.

O veiculo e o recipiente aonde irá o medicamento deverá estar em bom estado de conservação para não colocar em risco o produto.

O medicamento ao sair da Farmácia deverá estar lacrado e selado em saco plástico, com todos os dados abaixo do cliente:

Nome do cliente.

Etiqueta aderida ao medicamento (como de costume).

Modo de usar.

Frasco lacrado.

Endereço.

Telefone.

Bairro.

Ponto de referencia da residência para agilizar a entrega.

Valor do(s) medicamentos.

TODOS OS PROCEDIMENTOS DE COSTUME.

Todos os itens acima mencionados devem estar anexos ao medicamento e dentro de um saco plástico selado para garantir a SEGURANÇA AO CLIENTE, e de maneira alguma pode ser violado.

O Mensageiro da entrega deverá ter o telefone da Farmácia de fácil acesso para uma Emergência (não acidente), ligar ao Farmacêutico e tirar a duvida. Nunca deverá tomar nenhuma atitude sem consulta o FARMACEUTICO RESPONSAVEL.

O transporte de medicamentos que necessitam estar em temperatura geladeira será obrigatório o uso de isopor com gelo seco ou gelo normal para manter a temperatura do medicamento, pomada etc.

No ato da entrega o Mensageiro deverá confirmar todos os dados do cliente pelo menos 2 (DUAS), vezes para ter a certeza da entrega correta, entregar ao cliente, pedir ao cliente que confirme se todos os dados estão correto.

O mensageiro não deverá instruir o cliente sobre o modo de usar, posologia, duração do tratamento, via de administração etc. caso seja questionado o mesmo deverá pedir que o cliente ligue na Farmácia e esclareça suas duvidas com o Farmacêutico Responsável.

Os medicamentos para entrega não podem ficar expostos a temperaturas variáveis por mais de 30 minutos.

A Farmácia deverá ter o quadro AVISO PARA A EQUIPE DE RESGATE OU SOCORRO, em caso de acidente com o Veiculo Transportador (modelo abaixo).

O mensageiro deverá retornar imediatamente a todas as entregas e prestar conta ao Responsável.

EMERGENCIA

TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS MANIPULADOS

INFORMAÇÃO A EQUIPE DE RESGATE OU EQUIPE DE PRIMEIRO SOCORRO (POLICIAIS, BOMBEIROS, ETC).

Entrar em contato imediatamente com a FARMACIA DE MANIPULAÇÃO PELO TEL : (       )

Os medicamentos espalhados deverão ser colocados em sacos plásticos, se for necessário.

Não permitir o acesso de pessoas estranhas sem o conhecimento na área de Saúde.

Os medicamentos em forma de Cápsulas, Pós, Pastas, Líquidos não manusear aguardar o Farmacêutico Responsável.

DADOS DA FARMACIA DE MANIPULAÇÃO:

Nome da Farmácia:

Endereço:

Telefone:

Farmacêutico Responsável:

Encarregado pelo setor:

6-) Definição:

O Procedimento Operacional Padrão (POP) descreve a técnica e operação a serem realizadas na farmácia, visando garantir a preservação da qualidade das Áreas da Farmácia de Manipulação e a segurança dos manipuladores.

7-) Anexos:

8-) Observações:

9-) Documentos de Referência:

Resolução ANVISA/RDC 67 – 08/10/2007  –.Regulamento Técnico que Institui as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF).

10-) Regras Gerais:

Este documento não pode ser rasurado.

Com exceção do cabeçalho, os caracteres devem conter tamanhos 12 e modelo Arial, com espaço simples entre os parágrafos.

Para utilização do mesmo, os funcionários são treinados e este treinamento é registrado.

Para efetuar qualquer alteração no POP original, deverá ser substituído, após aprovação, imediatamente em todos os registros e arquivos.